Jovem Caetiteeense participa do programa Jovens Embaixadores 2025 nos Estados Unidos
A programação começa em Washington, D.C., com debates sobre o clima.
A caetiteeense Thauany Silva Lisboa, de 18 anos, embarcou no último dia 11 de janeiro, rumo aos Estados Unidos, para participar de uma experiência única no programa Jovens Embaixadores 2025. Juntamente com outros 30 estudantes da rede pública de todo o Brasil, Thauany será uma das representantes do país em uma jornada diplomática de intercâmbio cultural, aprendizado e desenvolvimento de habilidades de liderança.
O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, destinado a jovens brasileiros que se destacam por seu engajamento comunitário, espírito de liderança e bom desempenho acadêmico. Durante o intercâmbio, os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma imersão no sistema educacional norte-americano, além de se envolverem em atividades que promovem o entendimento cultural e o fortalecimento de laços internacionais.
Thauany, viu no programa uma chance única de ampliar seus horizontes e levar um pouco de sua realidade caetiteeense para além das fronteiras do Brasil.
Nesta edição, o intercâmbio tem como foco as mudanças climáticas, alinhando-se à 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que, este ano, será sediada no Brasil. Antes da viagem, a última parada foi na capital federal, onde os integrantes puderam fazer visitas guiadas e dinâmicas para desenvolver habilidades, como autoconhecimento, comunicação, liderança e espírito empreendedor, que serão trabalhadas ao longo da experiência.
A experiência promete não apenas abrir portas para Thauany e seus colegas de viagem, mas também criar um impacto positivo nas comunidades que eles representam. Ao longo do programa, os estudantes participarão de atividades com organizações não governamentais, encontros com líderes comunitários, além de visitas a locais de interesse histórico e cultural nos Estados Unidos.
Para serem aprovados na seleção, os alunos tiveram de cumprir alguns requisitos, entre eles, ter baixa renda e integrar uma iniciativa social ligada ao tema da COP 30.
A participação de Thauany no programa reflete não apenas o seu esforço pessoal, mas também o potencial transformador de programas educacionais como o Jovens Embaixadores, que investem no futuro de jovens promissores do Brasil.