Criança de um ano e seis meses morre na UPA 24 horas de Caetité. Entenda o caso.

Pedro Lucas Pereira Macedo, de apenas um ano e seis meses, faleceu por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (09/12), na UPA 24 horas de Caetité.

Segundo relatos de familiares, Pedro Lucas foi levado à unidade de saúde no sábado (07/12), com sinais de gripe. Após ser atendido por um médico plantonista, foi liberado. No domingo (08/12), o quadro da criança piorou, e sua mãe a conduziu novamente à UPA, onde ele foi atendido pelo mesmo profissional. Segundo a mãe, Pedro foi medicado com dipirona e profenid. Pouco depois, a criança começou a apresentar sinais de reação alérgica. O médico foi informado, mas, conforme o relato da mãe, ele afirmou que o inchaço era decorrente do choro excessivo da criança e que a situação estava sob controle. Mesmo com o quadro apresentado, o menino recebeu alta médica.

Por volta das 2h da manhã desta segunda-feira (09/12), a mãe retornou à UPA 24 horas com o filho, que apresentava um inchaço grave na região do pescoço e intensa dificuldade para respirar. Os médicos tentaram realizar manobras para estabilizá-lo, mas Pedro agonizou e faleceu por volta das 9h.

O corpo só foi liberado para perícia às 17h30, sendo encaminhado ao IML de Guanambi para exames que possam esclarecer a causa da morte. A família não descarta a possibilidade de negligência médica e aguarda o laudo pericial. Segundo a advogada da família, todas as medidas legais serão tomadas para investigar o caso, que precisa ser esclarecido.

Pedro Lucas era uma criança alegre e amada por todos. No velório, o sentimento de dor e revolta era visível entre os presentes. A mãe, em estado de choque, ainda tenta lidar com a perda do filho. A Secretaria de Saúde de Caetité, ainda não se pronunciou sobre o caso.