Falta de repasses de entidades públicas provoca atraso nos salários da UNACON em Caetité. Entenda.

Folha de pagamento está em atraso na unidade de Caetité. 

Funcionários da UNACON, Unidade de Tratamento de Câncer em Caetité, relatam que estão sem receber seus salários, agravando uma situação que se torna mais crítica a cada dia.

Um dos fatores que contribuíram para essa situação foi o impasse entre a Prefeitura de Caetité e a entidade gestora da UNACON. Mensalmente, cerca de R$ 600.000,00 deixaram de ser repassados, valor que seria fundamental para o funcionamento do hospital. A Fundação Terra Mãe alega que a prefeitura possui uma dívida milionária com a unidade. Por outro lado, o poder público nega a existência da dívida e afirma que todos os valores referentes ao convênio, que não foi renovado, já foram pagos.

Além disso, a falta de repasses financeiros por parte da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) já soma cerca de R$ 9 milhões, causando um colapso total no pagamento da folha salarial dos funcionários da unidade. 

Apesar de alguns pagamentos terem sido realizados pela SESAB, os valores são insuficientes e não correspondem à produção executada pela unidade, que é referência no tratamento de câncer.

Sem recursos para manter a folha de pagamento em dia, a Fundação Terra Mãe tem adotado medidas emergenciais para assegurar a continuidade dos serviços e atender as mais de 43 cidades que dependem da unidade em Caetité.